domingo, 6 de abril de 2008

A indiciplina nas escolas

A violência nas escolas está a marcar a actualidade nacional. Diariamente são noticiados nos media situações de indisciplina/violência.
Um dos casos mais emblemáticos surgiu há dias nos noticiados.
Na Escola Carolina Micaellis, no Porto, uma aluna usava o telemóvel numa aula. A professora retirou-lhe o telemóvel. Ela, para o reaver, agrediu a professora empurrando-a e agarrando-a pelo braço, tentando, assim, tirar-lhe o telemóvel das mãos. Tudo isto foi gravado e colocado no “YouTube” por um dos colegas. Este é um pequeno episódio invulgar, pela visibilidade de que foi alvo, muito comum nas nossas escolas.
Com efeito, todos os dias professores são agredidos por alunos, mas raramente essas agressões eram conhecidas antes deste incidente.
A era das novas tecnologias foi à escola, deu-lhe visibilidade e muita instabilidade.
Em casa retira poder aos pais, mas desculpabiliza comportamentos de abandono da educação dos próprios filhos. Aquela mãe acabou por desculpar o comportamento da filha.
Ninguém é responsável pelos seus actos. Os professores são, hoje, frequentemente responsabilizados por todos os males. Por isso, o respeito por eles, ao longo dos últimos anos, tem sido completamente diluído.
Assim, não admira que não hajam mais casos destes ou até piores.

Nenhum comentário: