Florbela de Alma Conceição Espanca mais conhecida por Florbela Espanca foi uma grandiosa poetisa portuguesa que nasceu em Vila Viçosa em 8 de Dezembro de 1894.
Iniciou os seus estudos em Évora, mas foi mais tarde quando ingressou na Faculdade de Direito na Universidade de Lisboa que publicou as suas primeiras poesias num pequeno livro apelidado de “Livro de Mágoas”.
A nível sentimental, a sua vida foi um pouco atribulada devido aos seus inúmeros casamentos, tendo sempre sido uma pessoa infeliz. Devido a todos estes sobressaltos na sua vida, acabou por começar a consumir estupefacientes.
Mas só começou a ser conhecida pelo público depois da sua morte, contribuindo para isso a publicação de “Charneca em flor”, em 1930, pelo professor Guido Batelli.
Florbela era conhecida por uma riqueza interior, enquanto que os seus poemas ficaram marcados principalmente pela liberdade íntima da mulher, a par de um transcendente erotismo feminino. Por outro lado, o sofrimento da sua vida ocupava de igual modo um lugar de destaque.
sábado, 5 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário